Nesta entrevista abordamos uma técnica ou terapia revolucionária, que permite fazer grandes recuperações físicas inclusive em casos graves de deficiências motoras, assim como problemas físicos e lesões nos atletas, para isso tenho comigo um bailarino da Gulbenkian o Bernardo Gama, ele é formador destes métodos é o 1º Master trainer de Gyrokinesis em Portugal e formador de Gyrotonic, ambos sistemas de movimento holístico com qualidades profundamente terapêuticas.

O Bernardo Gama nasceu em Angola, iniciou a sua formação como ator no teatro Tablado no Rio de Janeiro. Depois continuou a sua formação em Dança na Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Dançou em várias companhias das quais se destacam o Grupo Corpo no Brasil onde ganhou o prémio de Melhor Bailarino pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, a Companhia Nacional de Bailado, Cullberg Ballet na Suécia e Compagnie Philippe Saire na Suiça. E foi solista no Ballet Gulbenkian de 97 até à extinção da companhia em 2005. Integrou a CIM (Companhia de Dança Inclusiva) num projeto multidisciplinar que integrava interpretes com deficiências visuais. Resultante desse projeto, fez o curso Danceability (método de ensino de dança a pessoas com necessidades especiais). É Mestre em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana, lecionou na escola do Chapitô e na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.

Atualmente, faz parte do projeto do coreógrafo Francisco Camacho que integra apenas bailarinos acima dos 50 anos de idade.